Ao fim do recesso parlamentar, que começa na próxima segunda-feira e que seguirá até o próximo dia 31, a composição do Legislativo de Santa Maria deve sofrer alteração. A mudança, ainda que momentânea, tem endereço e nomes: a bancada do PT e os parlamentares Daniel Diniz e Luciano Guerra. A dupla, ao que tudo indica, se somaria para ajudar na largada da pré-candidatura petista de Valdeci Oliveira/Helen Cabral à prefeitura, além de trabalhar pelas candidaturas próprias ao parlamento.
O possível afastamento, que deve ocorrer durante todo o mês de agosto, será pedido por meio de licença-interesse e, tanto Diniz quanto Guerra, ficariam sem receber pelo período.
Com isso, no lugar de Diniz quem entraria é o suplente Rogério Ferraz, que ficou como 1º suplente do PT no pleito de 2012 e que, atualmente, está filiado ao PDT. Ou seja, os pedetistas teriam dois vereadores: Marcelo Bisogno e Rogerio Ferraz.
No lugar de Luciano Guerra, quem assumiria é o petista e policial militar John Wayne Molina de Campos.
Daniel Diniz confirmou essa intenção:
– Tudo se encaminha para isso.
Guerra foi mais evasivo:
– Há uma sinalização nesse sentido.
Segundo o presidente local do PT, Sidinei Pereira, a decisão pelo afastamento momentâneo dos dois deve ser chancelada na manhã de sábado, em encontro da sigla.
Muitas alterações
A atual legislatura, que começou em 2013, tem uma marca: a da mudança. Até agora foram quatro. A alteração mais recente ocorreu, no final do ano passado, quando João Carlos Maciel, eleito pelo PMDB, foi cassado pelos colegas após ter sido condenado pela Justiça por ter exigido parte do salário de CCs de seu gabinete. No lugar dele, entrou o peemedebista Isaías Romero.
As alterações na configuração da Câmara começaram em maio de 2013 quando Claudio Rosa (PMDB) e Marion Mortari (PSD) tiveram de deixar seus mandatos por problemas judiciais.
A Justiça Eleitoral determinou o afastamento de ambos, já que recaíam suspeitas de práticas irregulares no pleito de 2012. Rosa deu lugar a Anita Costa Beber (PR), e Mortari foi substituído por João Chaves (PSDB). E, em setembro do mesmo ano, a vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB) morreu e assumiu Cezar Gehm, do mesmo partido.
Ex-diretor do Husm deve ser vice do PPL
Na manhã desta sexta-feira, a direção do PT estará reunida com a cúpula do PC do B para tratar de uma possível retirada da pré-candidatura de Tiago Aires à prefeitura. O PT quer o apoio do partido à majoritária. Se isso, de fato ocorrer, haverá uma redução no número de pré-candidatos a prefeito que passará dos atuais oito para sete.
A outra novidade desta sexta deve ficar por conta do PPL de Werner Rempel, que tem reunião marcada às 19h, no Legislativo. A tendência é que a sigla vá de chapa pura e o candidato a vice deva ser o ex-diretor administrativo do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) Carlos Renan do Amaral.
Funcionário da UFSM deve ser candidato a vice-prefeito em Santa Maria
Ao Diário, ontem, ele afirmou que há uma tratativa em curso para que ele componha ao lado de Werner. Amaral foi diretor administrativo do Husm de 2006 a 2010 e, atualmente, trabalha no Hemocentro Regional de Santa Maria.
O PSol do pré-candidato Alcir Martins também espera encaminhar, neste fim de semana, uma definição de quem será o seu vice. A sigla segue em tratativas com o PCB e com o PSTU. Para o ato, o PSol prevê a presença da pré-candidata da sigla à prefeitura de P"